2º SETA reuniu pesquisadores e profissionais para debater inovações, tecnologias e práticas humanizadas em saúde
O 2º Seminário de Ergonomia e Tecnologias Aplicadas (SETA), realizado de forma online em 14 de agosto de 2025, promoveu um dia inteiro de debates, apresentações e trocas entre pesquisadores, estudantes, professores e profissionais das áreas de Ergonomia, Engenharia, Arquitetura, Saúde e Educação. Organizado pelo GMETTA (UFSC/CNPq), LABERGO e LABTAE, o evento teve como tema “Tecnologias, Inovações e Práticas Humanizadas em Saúde” e contou com participações nacionais e internacionais.
Com uma programação que abordou desde o contexto hospitalar brasileiro até panoramas internacionais em saúde integrativa e transformações dos espaços projetados, o 2º SETA trouxe quatro palestras, dois painéis e a apresentação de pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas pelo GMETTA. Ao todo, o seminário registrou mais de 470 inscritos, mais de 120 participantes ao vivo e mais de 7 horas de transmissão.
Na sessão da manhã — dedicada ao Contexto Nacional — a mediadora Lizandra Vergara abriu os trabalhos. Em seguida foram realizadas duas palestras e um painel com participação da Esp. Doris Vilas-Boas, Dra. Denise Tiemi Noguchi Maki, Dra. Monique Alves Padilha e Dra. Patrícia Biasi Cavalcanti.
![]() |
![]() |
A programação vespertina trouxe o Contexto Internacional, com palestras que ampliaram o olhar para tendências globais e impactos na concepção dos espaços de saúde, com participação do Dr. Caio Fábio Schlechta Portella e Dr. Fábio Oliveira Bitencourt Filho. Além deles, no painel foram apresentadas as pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas pelo GMETTA pelo Me. João Paulo Lucchetta Pompermaier, Ma. Mariana Silva Villela e Ma. Simone Borges João de Campos.
![]() |
![]() |
![]() |
As apresentações discutiram como tecnologias e inovações podem ser integradas a práticas humanizadas sem desumanizar o cuidado; abordaram modelos de medicina integrativa como estratégia de inovação em hospitais; e refletiram sobre as transformações necessárias nos espaços construídos para suportar novas práticas de cuidado, segurança e bem-estar. As apresentações de pós-graduação do GMETTA trouxeram evidências e propostas concretas de intervenção e pesquisa aplicada, fortalecendo o diálogo entre academia e práticas profissionais.
O 2º SETA foi realizado pelo GMETTA (UFSC/CNPq), LABERGO e LABTAE, com o apoio de PPGEP, PósARQ, ABERGO, ABDEH, CABSIN e CNPq. Agradecemos a todos os palestrantes, mediadores, participantes e à equipe de intérpretes que participaram desta edição do evento.







