Áreas de Pesquisa
ERGONOMIA DO TRABALHO
Ergonomia, Segurança e Saúde no Trabalho
Compreender o trabalho para transformá-lo é o objetivo principal da Ergonomia. Para isto se faz necessário estudar os aspectos que tangem a segurança e saúde ocupacional, a fim de promover a proteção dos trabalhadores, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como otimização dos processos de trabalho. Nesta linha de pesquisa, pode-se estudar os diferentes aspectos do trabalho no âmbito da ergonomia física, cognitiva e organizacional.
Ergonomia do Ambiente Construído e Acessibilidade
A partir de pesquisas em literatura nas áreas de Ergonomia e Acessibilidade e Projeto Arquitetônico, pretende-se investigar e desenvolver diretrizes que colaborem para que todos os usuários possam utilizar de maneira inclusiva o ambiente construído. Para tanto, buscam-se condições que incluem, além da acessibilidade e mobilidade, a percepção do ambiente com ou sem auxílio de instrumentos específicos que visam suprir necessidades individuais dos usuários.
Lean Ergonomics
Através da aplicação de metodologias de intervenção ergonômica em ambientes de produção enxuta, pretende-se analisar demandas físicas, organizacionais e cognitivas que têm consequências na qualidade e efetividade do trabalho, assim como na saúde dos trabalhadores.
TECNOLOGIAS APLICADAS
Experiência do Usuário (User Experience)
Considerando a Experiência do Usuário (User Experience) e a Usabilidade como atributos qualitativos que indicam a facilidade ou dificuldade de uma interface para os usuários, o objetivo desta linha de pesquisa é avaliar, a partir de metodologias específicas em determinados contextos de operação, a capacidade – eficácia, eficiência e satisfação, que um sistema interativo oferece a seu usuário na realização de tarefas.
Tecnologia Assistiva
Desenvolvimento de produtos e sistemas virtuais voltados ao atendimento de necessidades à atenção à saúde humana.