Em andamento

2022 – Atual: LABTAE CA/UFSC: Projeto & Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no contexto escolar
A Ergonomia tem emergido nos últimos anos como importantes fontes de estudo e pesquisa, sobretudo por atenderem demandas sociais e profissionais relevantes relacionadas à análise da relação pessoa-ambiente. A sociedade vem caminhando na direção da inclusão, e para promover uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa, torna-se necessário buscar maneiras de enfrentar barreiras e minimizar as dificuldades. Uma das formas possíveis de garantir e qualificar esse processo, é propor soluções ergonômicas a partir de recursos e serviços de TA. Sendo assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo implementar um Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia (LABTAE) no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina CA/UFSC, visando a elaboração de projetos de formação interdisciplinar e desenvolvimento de recursos/produtos ergonômicos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes com deficiência, limitações comunicacionais e/ou mobilidade reduzida. A metodologia proposta envolve o desenvolvimento de estudos teóricos, práticas e estudos dirigidos, pesquisa de campo e estudos de caso com o público-alvo do projeto, além de trabalhos em grupo da equipe multidisciplinar, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento relacionadas à temática central. Para tanto, serão realizadas atividades como: análise de ambientes físicos e das atividades dos estudantes para a elaboração de recursos, produtos e materiais de TA, e de equipamentos para auxílio nas atividades cotidianas e instrumentais de vida diária, além de avaliação ergonômica, de adequação postural e desenvolvimento de produtos e serviços de TA. Tais atividades serão realizadas com base em estudos de casos das demandas específicas de aproximadamente sessenta estudantes com deficiência, limitações comunicacionais e/ou mobilidade reduzida matriculados no CA/UFSC, bem como nas demais demandas trazidas pela comunidade. Acredita-se que a implementação de ações na área de TA e Ergonomia pode apoiar os diferentes segmentos da universidade, equipe multidisciplinar e da comunidade em geral, buscando assegurar uma educação mais inclusiva e de qualidade, em busca da promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O LABTAE se propõe a ser um espaço de extrema relevância social para construção de novos pontos de vista em relação às necessidades e potencialidades destes estudantes, visando a efetiva inclusão no contexto escolar.

2022 – Atual: Inclusão no contexto escolar: investigações, práticas e saberes do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia (LABTAE)
A sociedade vem caminhando na direção da inclusão, e para promover uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, torna-se necessário buscar maneiras de enfrentar barreiras e minimizar as dificuldades. Uma forma de garantir e qualificar esse processo, é propor soluções ergonômicas a partir de metodologias, estratégias, recursos e serviços de TA. Sendo assim, o presente projeto visa o desenvolvimento de projetos voltados à adequação ergonômica e recursos de TA para implementação de iniciativas de inclusão no contexto escolar. Para tanto, o projeto conta com o LABTAE – Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina CA/UFSC, voltado à elaboração de projetos de formação interdisciplinar e desenvolvimento de recursos/produtos ergonômicos e serviços de Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes com deficiência, limitações comunicacionais e/ou mobilidade reduzida. A metodologia envolve o desenvolvimento de estudos teóricos, práticas e estudos dirigidos, pesquisa de campo e estudos de caso com o público-alvo do projeto, além de trabalhos em grupo da equipe multidisciplinar, de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à temática central. Tal planejamento de atividades foi realizado com base em estudos de casos das demandas específicas, de aproximadamente sessenta estudantes matriculados no CA/UFSC, bem como nas demais demandas trazidas pela comunidade. Acredita-se que a implementação de ações na área de TA e Ergonomia pode apoiar os diferentes segmentos da universidade, equipe multidisciplinar e da comunidade em geral. O LABTAE se propõe a ser um espaço de extrema relevância social para construção de novos pontos de vista em relação às necessidades e potencialidades destes estudantes, visando favorecer assim a efetiva inclusão no contexto escolar.