Em andamento
2024 – Atual: Estratégias pedagógicas inclusivas aplicadas à Educação Básica
O processo de ensino-aprendizagem é de grande importância para a educação, pois induz para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento. Com o aumento progressivo da presença de alunos públicos-alvo da educação especial em salas de aula, torna-se necessária a capacitação dos professores da educação básica para garantir a inclusão e a qualidade do processo de ensino. Sendo assim, este projeto de extensão se propõe a contribuir com os conhecimentos teóricos e práticos sobre estratégias pedagógicas inclusivas – envolvendo Tecnologia Assistiva (TA), Ergonomia e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), por meio de ações de formação continuada para os professores da educação básica do estado de Santa Catarina, e produção e aplicação de Jogos Educativos e Livros Digitais Inclusivos, a serem desenvolvidos pela equipe multiprofissional da Educação Especial do Colégio de Aplicação (CA/UFSC) e alunos de Pós-graduação e Iniciação Científica, da Graduação (IC) e do Ensino Médio (IC-EM), que atuam no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia (LABTAE), coordenado pela proponente. A intenção é auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a conscientização sobre a importância de se oferecer oportunidades de aprendizagem e qualidade do ensino que assegure que a educação esteja acessível a todos os estudantes.